Manual Home Office

Manual do Home Office

Edna Paula S Pereira

Edna Paula S Pereira

CEO | Pós Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, Graduada em Processos Gerenciais, atua na área de RH desde 2008. CEO da empresa Spark Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas, atual Coordenadora do Núcleo da Mulher empresária ACIP.

Nosso manual foi preparado com amor para você poder aproveitar os benefícios da flexibilidade no ambiente de trabalho e gerenciar tudo o que pode atrapalhar sua produtividade.

Siga seus rituais

Você provavelmente tem anos e anos de rotina de preparação para sair para o trabalho, um determinado horário para acordar, uma rotina de higiene e alimentação matinal, então continue seguindo ela.

Quer mudar a rotina para aproveitar os minutos que você não vai perder com o deslocamento? Então faça aos poucos, não mude tudo de uma hora para outra, vá inserindo hábitos novos um de cada vez e percebendo o que funciona e o que não funciona para você.

Combine as regras com sua família e/ou amigos

Não basta você estar no clima do trabalho, as pessoas em sua volta precisam entender que você está trabalhando. Ninguém vai ao seu local de trabalho te interromper para avisar que tem que estender a roupa que saiu da máquina de lavar, certo? Então no home office esse tipo de interrupção também não deve acontecer. Antecipe esse tipo de conversa com seus familiares e/ou amigos com quem divide a casa. Converse sobre as coisas mais óbvias, isso vai te livrar de saias justas em reuniões e te garantir produtividade.

Cuide do ambiente de trabalho 

A ideia de não ter que se transportar para o trabalho dá até um calorzinho no coração, mas trabalhar em casa, ou fora do escritório corporativo vai fazer você sentir falta das coisas muito simples como o cheirinho de café que vem da copa, do conforto da sua cadeira, o monitor na altura certa, por exemplo. Então separe um lugarzinho na sua casa para que seja o seu local de trabalho, escolha uma cadeira confortável, ajuste seus equipamentos de trabalho para ficarem próximos, você vai ficar ali por horas e horas, o seu entorno vai influenciar o seu bem estar mesmo que você não note. 

Crie uma lista de tarefas e determine um horário de trabalho

Ai vai a frase mais óbvia de todos os tempos: Home Office é trabalho, não é férias. As tuas entregas serão cobradas até mais do que no trabalho presencial porque ninguém te vê trabalhando o tempo todo, então organização e autogestão são as habilidades do momento. Siga seu horário de trabalho como fazia no escritório, ter um limite de horas vai te ajudar a manter a saúde e evitar que você trabalhe demais ou de menos. Não esqueça as pausas de trabalho como almoço e café. Está precisando trabalhar mais horas para produzir o mesmo que produzia no escritório? Repense seus hábitos e sua organização. Use ferramentas de planejamento e autogestão seu favor, aplicativos como Trello, Asana, Keep e Google agenda vão te ajudar bastante.

Se proteja das distrações

Ajuste as notificações dos seus aplicativos, priorize os grupos de mensagens com as suas equipes de trabalho, se seu vizinho é barulhento vai fazer uma visita na paz e explica para ele que você está trabalhando, a maior parte das pessoas tendem a colaborar quando entendem os porquês. Um bom fone de ouvido também ajuda a se proteger de barulhos externos. 

Mantenha sua Google agenda atualizada

Lembre-se de que sua equipe precisa se manter informada do que está acontecendo, das suas reuniões, e a agenda compartilhada vai te ajudar nessa comunicação. Assim as pessoas também saberão quando podem ou não podem te chamar para conversar sobre algum assunto.

A comunicação é sua arma secreta

Se mantenha alinhado com as políticas da empresa da empresa, com os informativos do RH e mantenha conversas periódicas com a sua equipe e líder. Em caso das atividades presenciais serem regulares na sua organização, seu alinhamento é ainda mais importante com o que está acontecendo. Tente sempre que possível estar online nas reuniões de equipe. Quando possível de preferência para mensagens de áudio e vídeo, assim você diminui as chances de ruídos na comunicação. 

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