Oriente a prevenção:
Divulgue em todos os meios de comunicação da empresa os cuidados necessários com a higiene pessoal, espalhe cartazes em pontos estratégicos.
Cuide da sua equipe:
Reforce a higienização dos ambientes de trabalho, disponibilize álcool em gel em áreas comuns, como pontos eletrônicos e portas de entrada, por exemplo. Mantenhas as áreas arejadas.
Colaboradores com sintomas de resfriado e com sinais de baixa imunidade devem ser afastados do trabalho presencial, porque estão mais propensos a serem contaminados.
Crie políticas para os casos de suspeitas e confirmações:
Antecipe como o RH deve ser comunicado, as políticas de afastamento e os planos de ação em caso de confirmações do contágio de um colaborador e/ou familiar do colaborador. Se todos souberem como agir não haverá uma crise ou falha na comunicação.
Home Office:
Avalie as reais necessidades de trabalho presencial, realize reuniões em plataformas online, aproveite para repensar suas políticas de deslocamento ao trabalho e como a cultura de trabalho remoto está madura na organização.
Planeje:
Existem vários fatores externos que podem influenciar seus resultados e suas necessidades com as equipes, então avalie vários cenários. As dicas acima te ajudam a lidar com um cenário de prevenção e positivo de controle da situação, mas uma bom planejamento conta com situações pessimistas também.
Algumas perguntas para te auxiliar no planejamento:
- Quais as nossas políticas em caso de cancelamento de aulas? E como essa situação impactará as famílias dos nossos colaboradores?
- Quais as nossas ações em caso de anúncio oficial de quarentena?
- Quais as nossas ações em caso de suspensão do transporte público
- Quais as nossas ações caso nossa equipe precise de amparo financeiro para compra de remédios e atendimento da rede privada de saúde?
- Quais as nossas ações caso tenhamos colaboradores e/ou familiares contaminados? O que a lei do trabalho prevê?
- Quais as nossas ações em casos de suspeitas de contaminação de um de nossos colaboradores e/ou familiares?
Comunique
A melhor forma de evitar crises é antecipar as comunicações do que deve ser feito e das decisões de trabalho home office ou continuidade dos trabalhos presenciais. Mantenha transparências em casos de suspeitas e confirmações de contaminações e evite fofocas e que notícias falsas sejam propagadas.
Artigos que vão te ajudar
https://www.pontomais.com.br/blog/gestao-de-rh-coronavirus
https://saude.abril.com.br/medicina/como-evitar-coronavirus-trabalho/
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/05/o-que-as-empresas-podem-fazer-para-ajudar-a-prevenir-o-covid-19.ghtml
https://rhpravoce.com.br/conteudo/tags/coronavirus
Comunicados oficiais das prefeituras regionais
https://palhoca.atende.net/#!/tipo/noticia/valor/1224
https://www.saojose.sc.gov.br/index.php/sao-jose/noticias-desc/prefeita-adeliana-reune-gabinete-de-crise-para-estabelecer-plano-de-acaeo-c
https://www.facebook.com/prefeituradeflorianopolis/videos/211889669895033/